Concurso da SEDUC – MT 2017: últimas atualizações




15/09/2017:  De acordo com o site Concursos no Brasil e com a própria IBFC, a Secretaria da Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SEDUC – MT) já fez a chamada para a realização das provas de todos os cargos.

Para Técnico Administrativo Educacional, o edital de convocação diz que as provas objetiva e discursiva ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde do dia 01 de outubro de 2017, nas cidades listadas. O local, a sala e o horário serão divulgados a partir do dia 25 de setembro.

Os inscritos para o cargo de Apoio Administrativo Educacional, por sua vez, farão as provas no dia 24 de setembro de 2017, com divulgação da sala, horário e local a partir de 18 de setembro. Já os candidatos a Professor de Educação Básica farão as avaliações objetivas e discursivas no dia 17 de setembro de 2017, em dois turnos, estando o local, a sala e o horário já disponíveis no site do IBFC.

Os candidatos devem ler atentamente as três convocações, pois há instruções sobre os documentos de identificação que serão aceitos, o horário de abertura e fechamento dos portões, entre outros detalhes.

Vale relembrar que em retificação recente (25 de agosto) foi informado que as datas previstas para as provas dos cargos de Professor da Educação Básica, Apoio Administrativo Educacional e Técnico Administrativo Educacional, foram modificadas para os dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro de 2017, respectivamente. Essa mudança ocorreu por conta do elevando número de inscritos, o que também levou à divisão dos cargos por blocos (A e B).

Na mesma retificação, para o cargo de Técnico Administrativo Educacional foi anunciada alteração no item 13 do conteúdo programático de conhecimentos básicos – legislação básica, passado a ser cobrado o seguinte: “Legislação básica: 6. Plano Estadual de Educação: Lei nº 10111 de 06 de junho de 2014 e Lei nº 10.289 de 26 de junho de 2015”. A mesma mudança também passou a valer para o cargo de Professor de Educação Básica.

Na retificação anterior, datada de 17 de julho de 2017, entre as diversas alterações, constam as seguintes: alteração do primeiro parágrafo do edital; mudança no nome do cargo de Professor de Educação Básica (Pedagogia); retificação dos requisitos básicos do cargo de Professor de Educação Básica – Perfil: Artes, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Física, Matemática, Química e Sociologia; alterados os critérios de avaliação da avaliação didática; e mudanças nos conteúdos programáticos de alguns cargos oferecidos. Todas as informações devem ser conferidas atentamente pelos candidatos na página do IBFC.

Fonte desta síntese: https://www.concursosnobrasil.com.br/concursos/mt/concurso-seduc-mt.html

***

(04/08/2017) Os interessados em participar do concurso para a SEDUC-MT devem acompanhar as últimas retificações.

• O primeiro parágrafo do edital foi corrigido, e passou a ser:

O Governador do Estado e o Secretário de Estado de Gestão e o Secretário de Estado Educação Esporte e Lazer , no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, incisos I, II e VIII da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988, artigo 71, da Constituição Estadual, de 1º de março de 1989, e no Decreto Estadual nº 5.356, de 25 de outubro de 2002 e alterações dada pelo Decreto nº 2.030, de 06 de julho de 2009 e pelo Decreto 2717 de 03 de agosto de 2010, tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas relativas à realização do concurso público para provimento de vagas e cadastro de reserva para os cargos de Professor da Educação Básica, Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional

• O nome do Perfil de Pedagogia (global) do cargo de Professor de Educação Básica para foi mudado para Pedagogia;

• Alterada a redação de: Lei Complementar nº 50, de 01/10/1998 no item 2.2 do Regime Jurídico para “Lei complementar nº 50, 01 de outubro de 1998 com suas devidas alterações”;

• O item 2.4.1 foi incluído no Edital nº 01/2017, com seguinte redação:

“2.4.1. Serão considerados aptos quanto a habilitação para cargos os profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação”

• Foi modificada a nomenclatura de perfil profissional dos cargos do Edital nº 01/2017 para: Habilitação Profissional;

• A Lei Complementar nº 114, de 25/11/2002 foi incluída no item 6.1 do Edital 01/2017;

• Os requisitos básicos do cargo de Professor de Educação Básica foram alterados no quadro referente ao item 2.4;

• O item 10.13 do Edital nº01/2017 foi alterado para ter a seguinte redação:

10.13. No critério Desenvolvimento da Aula será avaliado o seguinte:

a) Visão introdutória do assunto com fator motivacional;

b) Clareza na apresentação;

c) Domínio da didática;

d) Sequência didática;

e) Capacidade de sintetizar os pontos fundamentais (conclusão e

síntese);

f) Conclusão da aula no tempo previsto

• O Anexo IV de Conhecimentos Gerais do cargo de Professor de Educação físico foi modificado, assim como o Anexo IV foi incluído, conforme Lei 10.639/2003 alterada para a Lei 11.645/2008;

• Anexo IV de Conhecimentos Básicos – Legislação Básica do cargo de Apoio Administrativo Educacional foi alterado e agora tem a seguinte redação:

• Anexo IV de Conhecimentos Básicos- Legislação Básica do cargo de Técnico Administrativo Educacional alterado;

• Anexo IV de Conhecimentos Específicos do cargo e Professor de Educação Básica alterado.

Para ter acesso ao detalhamento das retificações, clique em: http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/310

Informações sobre o concurso

O concurso é para diversas vagas oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação Esporta e Lazer do Governo do Mato Grosso;

• Inscrições: até às 22h59min do dia 15/08/2017;

• Datas das Provas: 24/09/2017; 24/09/2017 e 17/09/2017;

• Cargos: Professor de Educação Básica para Inglês, Espanhol, Língua Portuguesa; Matemática; Química; Sociologia; Pedagogia (global); Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional para limpeza, nutrição e vigilância, com 30 horas semanais de trabalho;

• Número de Vagas: Total de 5.748 vagas em todo o Estado do Mato Grosso. Vale Ressaltar que também há vagas em diversas cidades do Estado para pessoas portadores de deficiência.

Veja abaixo a íntegra da retificação e entenda melhor o que mudou:

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº. 01/2017 – 03 DE JULHO DE 2017 RETIFICAÇÃO Nº 01

O Secretário de Estado de Gestão, o Secretário de Estado Educação Esporte e Lazer e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, no uso de suas atribuições legais, COMUNICAM que foram efetuadas retificações do Edital em referência, conforme indicado a seguir:

  1. Alterar o primeiro parágrafo do Edital para:O Governador do Estado e o Secretário de Estado de Gestão e o Secretário de Estado Educação Esporte e Lazer , no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, incisos I, II e VIII da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988, artigo 71, da Constituição Estadual, de 1º de março de 1989, e no Decreto Estadual nº 5.356, de 25 de outubro de 2002 e alterações dada pelo Decreto nº 2.030, de 06 de julho de 2009 e pelo Decreto 2717 de 03 de agosto de 2010, tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas relativas à realização do concurso público para provimento de vagas e cadastro de reserva para os cargos de Professor da Educação Básica, Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional.
  2. Alterar o nome do Perfil de Pedagogia (global) do cargo de Professor de Educação Básica para: Pedagogia.
  3. Alterar no item 2.2 do Regime Jurídico a Lei Complementar nº 50, de 01 de outubro de 1998 para: Lei Complementar nº 50, de 01 de outubro de 1998 e suas respectivas alterações.
  4. Incluir no Edital nº 01/2017 o item 2.4.1, conforme a seguir:2.4.1. Serão considerados aptos quanto a habilitação para cargos os profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.
  5. Alterar a nomenclatura de perfil profissional dos cargos do Edital nº 01/2017 para: Habilitação Profissional.
  6. Incluir no 6.1 do Edital nº 01/2017 a: Lei Complementar n° 114, de 25 de novembro de 2002.
  7. Alterar no quadro do item 2.4 os Requisitos Básicos do cargo de Professor de Educação Básica – Perfil: Artes, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Física, Matemática, Química e Sociologia para:
    CARGO/PERFIL PROFISSIONAL REQUISITOS BÁSICOS
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Artes Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Biologia Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Biologia ou Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Ciências Físicas e Biológicas Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas ou Ciências Naturais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Física Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Física ou Ciências da Natureza com Habilitação em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico
    Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Matemática Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Matemática ou Ciências da Natureza com Habilitação em Matemática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Química Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Química ou Ciências da Natureza com Habilitação em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
    Cargo: Professor de Educação Básica do Estado de Mato GrossoPerfil Profissional: Sociologia Diploma, devidamente registrado, ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar, de conclusão de curso de graduação de nível superior de Licenciatura Plena em Sociologia ou Ciências Sociais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  8. Alterar no item 10.13 do Edital nº 01/2017 para:10.13. No critério Desenvolvimento da Aula será avaliado o seguinte:
    1. Visão introdutória do assunto com fator motivacional;
    2. Clareza na apresentação;
    3. Domínio da didática;
    4. Sequência didática;
    5. Capacidade de sintetizar os pontos fundamentais (conclusão e síntese);
    6. Conclusão da aula no tempo previsto.
  9. Alterar no Anexo IV – Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos do cargo de Professor de Educação Básica – História para:

História:

1. A História e o ofício do historiador: 1.1. História, memória, registros e instituições de guarda; 1.2. Noção de documento e de verdade histórica; 1.3. Contagem do tempo cronológico e suas diferentes periodizações. 1.4. Processo Histórico, Sujeito Histórico, Identidade Cultural. 2. Formação das primeiras sociedades. 3. Antiguidade Ocidental e Idade Média: 4. Idade Moderna. 4.1. O Antigo Regime na Europa. 4.2. O Antigo Regime nos Trópicos: As relações de produção, sociedade, religiosidade, educação administração e relações de poder. 4.3. Os primeiros habitantes do Brasil. 4.4. Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias na colônia brasileira. 4.5. O fim do Antigo regime na Europa e os reflexos na Crise da colonização portuguesa. 5. Formação do Brasil Império. 5.1. A transferência da Corte Portuguesa.

5.2. O processo de independência do Brasil e seus desdobramentos durante o Brasil Império. 5.3. Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado; 5.4. O processo de Proclamação da República; 6. História do Brasil Republicano no século XX. 7. Questões de gênero, étnico-raciais e direitos humanos no Brasil Contemporâneo. 8. A República Brasileira no século XXI e suas relações com a economia mundial. 9. A formação do mundo contemporâneo: 10.1. Revolução Industrial, Revoluções Burguesas, Liberalismo econômico. 10.2 Nacionalismos e Imperialismos. 10.3. Revolução Russa e a URSS; 10.4. As Grandes Guerras Mundiais do século XX e seus desdobramentos; 10.5. A Guerra Fria e a bipolarização mundial: aspectos históricos. 11. Autoritarismo e democracia no mundo pós-moderno. 12. A política externa dos EUA na América Latina no século XXI. 13. Pan-Americanismo: as experiências de integração nas Américas;

14. Os países islâmicos; 15. Conflitos no século XXI. 16. Metodologia de Ensino da História.

  1. Incluir no Anexo IV – Conteúdo Programático de Conhecimentos Gerais – História e Geografia do Estado de Mato Grosso dos cargos de Apoio Administrativo Educacional, Técnico Administrativo Educacional e Professor de Educação Básica o conteúdo de:Educação Étnico Racial e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme Lei 10.639/2003 alterada pela Lei 11.645/2008.
  2. Alterar no Anexo IV – Conteúdo Programático de Conhecimentos Básicos – Legislação Básica do cargo de Apoio Administrativo Educacional para:

Legislação Básica:

1. Princípios fundamentais da CF/88 (arts. 1º a 4º); 2. Direitos e garantias fundamentais (arts. 5º a 11); 3. Organização do Estado político-administrativo (arts. 18 a 33); 4. Administração Pública na CF/88 (arts. 37 a 41); 5. Organização dos Poderes (arts. 76 a 91). 6. Constituição Estadual. 7. Leis Complementares Estaduais e suas atualizações posteriores: LC 04 de 15 de outubro de 1990. LC n. 13 de 16 de janeiro de 1992, LC n. 566/2015, LC 50 de 01 de outubro de 1998. LC 80 de 14 de dezembro de 2000, LC n. 112 de 01 de julho 2002. 8. LC 206 de 29 de dezembro de 2004.

12. Alterar no Anexo IV – Conteúdo Programático de Conhecimentos Básicos – Legislação Básica do cargo de Técnico Administrativo Educacional para:

Legislação Básica:

1. Constituição Federal de 1988. 1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069 de 1996. 1.2 LDBEN – Lei nº

9.394 de 1996. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Res. 04 de 13 de julho de 2010. 3. Plano Nacional de Educação Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 5. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 6. Plano Estadual de Educação Lei 10111 de 06 de junho de 2014, Lei Orgânica dos Profissionais do Ensino Básico (LOPEB); 7. Lei Complementar nº 50/98 de 01 de outubro de 1998; 8. Lei 7.040/98; 9. Resolução nº 002/2015 – CEE/MT; 10. Resolução nº 249/07 – CEE/MT; 11. Resolução nº 002/2013, LC 206 de 29 de dezembro de 2004 e LC 04 de 15 de outubro de 1990.

13. Alterar no Anexo IV – Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos – Legislação Básica do cargo de

Professor de Educação Básica para: Legislação Básica:

1. Constituição Federal de 1988. 1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069 de 1996. 1.2 LDBEN – Lei nº

9.394 de 1996. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Res. 04 de 13 de julho de 2010. 3. Plano Nacional de Educação Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. 5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 6 Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 7. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 8. L.C. 50/98 e 206/98. 9. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 10. Lei Complementar n.º 112/2002 (Código de ética). 11. Lei Complementar n.º 04/90 (Estatuto do Servidor Público Estadual). 12. Resolução 262/2002 – Organização da Escola em Ciclos, 13. Lei 7.040/99 Gestão Democrática – MT, Plano Estadual de Educação Lei 10111 de 06 de junho de 2014. Resolução nº 002/2015 – CEE/MT14. Resolução nº 002/2013.

14. Permanecem inalteradas as demais condições estabelecidas no Edital Normativo.

Cuiabá, 17 de julho de 2017.

MARCO AURÉLIO MARRAFON

Secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer

JULIO CEZAR MODESTO DOS SANTOS

Secretário de Estado de Gestão