Exército – Cadetes (EsPCEx) abre inscrições para concurso




ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO
EDITAL No – 2, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017
RESULTADO DO EXAME INTELECTUAL DO CONCURSO/2017 PARA ADMISSÃO À ESPCEX
O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 83 da Portaria nº 95 – DECEx, de 26 de abril de 2017,
torna público o resultado final do Concurso de Admissão para o ingresso na EsPCEx, situada à Av. Papa Pio XII, 350, Jardim Chapadão, Campinas, SP, de acordo com o Edital publicado no Diário Oficial da
União nº 81, de 28 de abril de 2017.
1. RESULTADO FINAL DO EXAME INTELECTUAL
1.1 CANDIDATOS DO SEXO FEMININO APROVADOS NO EXAME INTELECTUAL E
CLASSIFICADOS NAS VAGAS PARA MATRÍCULA EM 2017
Veja a lista: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=530&pagina=27&data=01/12/2017

 

*****

 

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO
EDITAL Nº 1/SCONC, DE 28 DE ABRIL DE 2017
CONCURSO DE ADMISSÃO À ESCOLA PREPARATÓRIA
DE CADETES DO EXÉRCITO

Apostila – OFICIAL DE CARREIRA – Concurso EsPCEx 2017

O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), devidamente autorizado pelo Comando do Exército – por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) – amparado na Lei nº 9.786, de 8 de fevereiro de 1999 – Lei de Ensino no Exército, faz saber que estarão abertas, no período de 01 de maio a 20 de junho de 2017, as inscrições para o Concurso de Admissão à EsPCEx, observadas as seguintes instruções:
CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. O presente concurso será regido pelas Instruções Reguladoras do Concurso de Admissão e da Matrícula na EsPCEx (IRCAM/EsPCEx – EB60-IR-15.001 – Port. nº 95/DECEx, de 26 de abril de 2017) e pela Port. nº 96/DECEx, de 26 de abril de 2017.

Art. 2º. O concurso destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 400 (quatrocentas) vagas para o sexo masculino e 40 (quarenta) vagas para o sexo feminino, destinadas à matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, em conformidade com o prescrito no Capítulo VIII deste Edital.

§ 1º O Concurso de Admissão abrange o Exame Intelectual e outras etapas eliminatórias.

§ 2º No âmbito deste Edital, o termo “candidato” refere-se a ambos os sexos, exceto onde for explícita a distinção.

Art. 3º. O processo de seleção obedecerá ao Calendário Anual do Concurso de Admissão, Anexo A ao presente Edital.

Fonte: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=30&data=28/04/2017

Saiba mais:

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

  • ser brasileiro nato, ambos os sexos;
  • possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22(vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!